Laboratórios

    

Laboratório de Ficologia

Microalgas e Macroalgas

O Laboratório de Ficologia é uma unidade de pesquisa, ensino e extensão da UFSC, localizada no Depto. de Botânica – Centro de Ciências Biológicas (LAFIC – BOT – CCB).

O LAFIC apresenta duas seções: Seção de Microalgas e Seção de Macroalgas, que compartilham espaço físico, equipamentos e projetos.

A estrutura do LAFIC envolve equipamentos analíticos, câmaras de cultivo, aparatos para amostragem e plataformas experimentais para bioensaios e condução de microcosmos, possibilitando a realização de pesquisas e serviços nas áreas de Taxonomia, Ecologia, Conservação, Ecofisiologia, Cultivo, Biologia Molecular e Biotecnologia de Algas Marinhas e Continentais.

Clique aqui para acessar o site

 Laboratório de Fisiologia

O Laboratório de Fisiologia Vegetal desenvolve pesquisas sobre aspectos fisiológicos e morfoanatômicos do desenvolvimento vegetal como subsídios para o uso, manejo e conservação de espécies de interesse ecológico e econômico.

Laboratório de Sistemática Vegetal

Atualmente, a equipe do Laboratório de Sistemática Vegetal da UFSC é composta por 6 professores do Depto. de Botânica que atuam na graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) e Agronomia, e no Programa de Pós-graduação em Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP); por 1 bióloga, 1 pós-doutoranda e 5 alunos regularmente matriculados no curso de mestrado em PPGFAP; além de alunos e estagiários de graduação.

Clique aqui para acessar o site

Laboratório de Anatomia Vegetal (LAVEG)

Pertence ao Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este Laboratório é coordenado pela Profa. Dra. Marisa Santos e pela Profa. Dra. Ana Claudia Rodrigues. Além destas professoras, compõem o corpo docente do LAVEG o Prof. Dr. João de Deus Medeiros e a Profa. Msc. Thaysi Ventura de Souza. Integram ainda o LAVEG um doutorando, 11 mestrandos, seis graduandos e a técnica do Departamento de Botânica a Biológa Elise Lara Galitzki.

No Laboratório de Anatomia Vegetal (LAVEG) são desenvolvidas pesquisas na área da Botânica com ênfase em Anatomia Ecológica de Espécies da Mata Atlântica e Anatomia Aplicada à Fitotecnia. Somando-se a isso, desenvolvem-se também projetos conjuntos com às áreas de Fisiologia do Crescimento, Biologia Celular e Biologia Celular do Desenvolvimento.

Clique aqui para acessar o site

Laboratório de Micologia

A Micologia na UFSC começou com os trabalhos da Dra. Clarice Loguercio Leite, professora que pesquisou por vários anos os fungos xilófilos do estado de Santa Catarina. As disciplinas oferecidas pelo Departamento de Botânica para o curso de Ciências Biológicas que tratam de fungos incluem Biologia e Sistemática de algas, fungos e briófitas (obrigatória para o curso diurno), Evolução e sistemática dos organismos fotossintetizantes e dos fungos (obrigatória para o curso noturno), e Micologia de campo (optativa oferecida para os cursos diurno e noturno).

As linhas de pesquisa do laboratório envolvem o estudo sistemático e de filogenia de fungos macroscópicos – Agaricomycetes (Basidiomycota) e Cordyceps sensu lato (Ascomycota).

Clique aqui para acessar o site

LABCEV - Biologia Celular Vegetal Laboratório de Biologia Celular Vegetal 

Grupo de pesquisa: Cultivo, ecologia, taxonomia e reprodução de macroalgas.
Professoras: Dra. Zenilda Laurita Bouzon e Dra. Luciane Ouriques
Contato: zenilda.bouzon@ufsc.br/luciane.ouriques@ufsc.br- 37215149

Linhas de pesquisa:

  • Efeitos da radiação ultravioleta em macroalgas
  • Efeitos de metais pesados em macroalgas
  • Estudos no processo de germinação e reprodução demacroalgas

Clique aqui para acessar o site

Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica

O Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica conta com um acervo de Entrevistas (dados brutos coletados em diferentes projetos de pesquisa) e com um acervo de materiais botânicos coletados, com mais de 1300 exsicatas escaneadas e armazenadas, para consulta restrita. No Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica, são desenvolvidas pesquisas com ênfase na interação entre pessoas e recursos, sob um enfoque predominantemente biológico. Há duas temáticas principais: pesca artesanal e etnobotânica em áreas de mata atlântica. Os projetos do laboratório incluem investigações sobre padrões de conhecimento e uso de recursos; interfaces entre populações locais/tradicionais e áreas de conservação; percepção sobre recursos biológicos e ecossistemas; metodologias de coleta e análise de dados em ecologia humana e áreas afins.

Clique aqui para acessar o site