Estágio Pós-Mestrado

Poderão realizar Estágio Pós-Mestrado os portadores do título de mestre, não integrantes do quadro de pessoal da Universidade, que tenham condições de assumir, em tempo integral, as suas atividades junto ao programa de pós-graduação ao qual ficarão vinculados.

As informações e procedimentos para realização de estágio pós-mestrado estão dispostas na Resolução Normativa N.º 63/2019/CPG, de 12/12/2019.

A duração do Estágio Pós-Mestrado será de, no mínimo, 3 (três) e de, no máximo, 12 (doze) meses, podendo ocorrer mais uma prorrogação de até 12 (doze) meses, a critério do colegiado delegado do programa e mediante parecer circunstanciado do supervisor.

O ingresso para estágio pós-mestrado acontece em fluxo contínuo. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação ao programa de pós-graduação. Para formalização do pedido de matrícula, os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

I – preenchimento do formulário de inscrição, via sistema CAPG: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/

II – carta de aceitação do professor supervisor vinculado ao programa de pós-graduação pretendido;

  • a carta de aceitação deve incluir o período de início e de término do Estágio Pós-Mestrado, no formato “dia/mês/ano”, considerando a duração de no mínimo três e de no máximo doze meses;

III – cópia do diploma de mestre ou declaração de defesa e aprovação da dissertação de mestrado;

IV – curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma LATTES;

V – plano de trabalho contendo projeto de pesquisa resumido (no máximo 20 páginas) e cronograma de execução das atividades, com datas no formato “dia/mês/ano”;

VI – declaração de que dispõe de tempo integral às atividades a serem desenvolvidas durante o Estágio de Pós-mestrado;

VII – documento oficial de liberação das atividades profissionais, em caso de possuir vínculo empregatício;

VIII – declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa, caso o candidato não receba bolsa.

IX – declaração de trabalho voluntário (Conforme Termo de Adesão ao Serviço Voluntário).

Todos os documentos devem ser enviados por e-mail para administrativo.sipg@contato.ufsc.br.

O Coordenador do Programa de pós-graduação deverá submeter o processo do candidato à vaga de Estágio Pós-Mestrado à aprovação do colegiado delegado do programa.

No caso de aceitação do candidato, o professor supervisor deverá proceder ao registro do projeto junto a Pró-Reitoria de Pesquisa, observado os procedimentos estabelecidos no Regulamento de Pesquisa da UFSC.


PRORROGAÇÃO

A duração do Estágio Pós-Mestrado será de, no mínimo, 3 (três) e de, no máximo, 12 (doze) meses, podendo ocorrer mais uma prorrogação de até 12 (doze) meses, a critério do colegiado delegado do programa e mediante parecer circunstanciado do supervisor

Os pedidos de prorrogação deverão conter relatório das atividades realizadas e plano de trabalho para o período de prorrogação solicitado, devidamente avalizados pelo Professor Supervisor.

Todos os documentos referentes à prorrogação  devem ser enviados por e-mail para administrativo.sipg@contato.ufsc.br.


CONCLUSÃO

Ao término do período de permanência na Universidade, o estagiário de Pós-Mestrado deverá apresentar ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação os documentos necessários para emissão do Certificado de realização do estágio pós-mestrado, conforme segue:

  1. Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas, devidamente avalizado pelo professor supervisor, constando anexa a produção intelectual do pós-mestrando
  2. Certidão Negativa de Débitos expedida pela Biblioteca Universitária.

A documentação será submetida à apreciação do Colegiado delegado do programa de pós-graduação até 30 (trinta) dias do término das atividades de pesquisa.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 63/2019/CPG, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email: administrativo.sipg@contato.ufsc.br.