Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no Estado de Santa Catarina

O mundo está se encaminhando para uma sexta extinção em massa. Diante deste cenário, iniciativas vêm sendo tomadas para aprimorar o conhecimento da biodiversidade global, unindo cientistas das mais diversas áreas. A fim de proteger as espécies, ações de conservação tornam-se essenciais. Uma das principais ferramentas para esse fim é a construção de listas de espécies ameaçadas de extinção (também conhecidas como listas vermelhas). Através delas, é possível definir áreas de conservação e desenvolver estratégias de manejo e recuperação das espécies.

A IUCN é uma das organizações mais antigas de conservação da natureza e uma das maiores a nível global. É uma união entre departamentos governamentais de vários países, organizações não-governamentais (incluindo de Povos Indígenas), instituições acadêmicas, entre outros.

Um dos objetivos da pesquisa da mestranda Daniele Rodrigues Drischel foi fazer uma avaliação crítica da Lista Oficial das Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no Estado de Santa Catarina atual, estabelecida pela Resolução 51/2014 do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina. A partir da análise da legislação, destacou-se a séria defasagem da lista atual. Dos 314 nomes de espécie presentes na lista, apenas 155 são aceitos atualmente pela comunidade científica. Assim, a lista oficial não consegue proteger adequadamente a biodiversidade ameaçada do estado.

Em sua dissertação, Daniele buscou atualizar o conhecimento sobre as espécies ameaçadas de extinção no estado, por meio da revisão nomenclatural das espécies presentes na lista. Com a revisão concluída, as listas atualizadas já estão disponíveis para consulta através deste link.