Pós-Doutorado

As informações e procedimentos para realização de estágio pós-doutoral estão dispostas na Resolução Normativa nº 173/2022/CUn, de 25 de outubro de 2022.

O ingresso para estágio pós-doutoral acontece em fluxo contínuo. O(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação ao Programa de Pós-Graduação.

Legislação Complementar:
– Memorando Circular N.º 12.2014.PROPG, de 23/04/2014 –  Cadastro de pesquisadores na condição de pós-doutorado convênio.


Matrícula

 

Conforme disposto na Resolução Normativa nº 173/2022/CUn, de 25 de outubro de 2022, poderão realizar Estágio Pós-Doutoral os(as) portadores(as) do título de doutor que tenham condições de cumprir o plano de trabalho aprovado pelo Programa de Pós-Graduação ao qual ficarão vinculados(as).

Os(As) doutores(as) em Estágio Pós-Doutoral deverão dedicar, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho junto ao Programa de Pós-Graduação.

Os(As) doutores(as) em Estágio Pós-doutoral que sejam bolsistas de órgãos de fomento deverão dedicar 40 (quarenta horas) semanais para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho junto ao Programa de Pós-Graduação, não podendo pertencer ao quadro de pessoal da UFSC.

Para formalizar o pedido de matrícula ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação, o candidato deverá formalizar o seu pedido ao(à) coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação na área de seu interesse, indicando a linha de pesquisa junto à qual pretende realizar suas atividades, providenciando os seguintes documentos:

1. Formulário de inscrição preenchido, via Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG):

2. Cópia de documento de identificação, contendo foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, no caso de estrangeiros(as), Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), constando:

3. Carta de aceitação do(a) supervisor(a) vinculado(a) ao Programa de Pós-Graduação, contendo a data de início e término do Estágio Pós-Doutoral;

  1. o período de realização do Estágio Pós-Doutoral deve estar no formato “dia/mês/ano“, considerando que o estágio pós-doutoral terá duração de no mínimo três e de no máximo doze meses, podendo ser prorrogado a critério do colegiado delegado;
  2. a área de concentração e a linha de pesquisa às quais o projeto ficará vinculado;
  3. se haverá ou não recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes.

4. Cópia do diploma de doutor, com validade nacional;

  • Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se providenciar o protocolo de solicitação de emissão do diploma.
  • Poderão ser admitidos diplomados em cursos de doutorado no exterior, mediante o reconhecimento do diploma submetido ao Colegiado Delegado do Programa de PósGraduação.

5. Curriculum vitae atualizado na plataforma LATTES e, no caso de estrangeiros(as), currículo em formato similar

6. Plano de trabalho, contendo:

  1. Projeto de pesquisa resumido (máximo 5.000 palavras),
  2. atividades de ensino e de extensão, se houver; e
  3. cronograma de execução das atividades, incluindo carga horária semanal e data de início e término do estágio;
  • Os projetos de pesquisa que envolvam atividades regidas por normas específicas deverão vir acompanhados das respectivas licenças ou autorizações

7. Declaração de instituição ou empresa informando a disponibilidade de carga horária semanal para a realização das atividades previstas no Estágio Pós-Doutoral, caso o(a) candidato(a) possua vínculo empregatício;

8. Comprovante do recebimento de bolsa de órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o(a) candidato(a) disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa;

9. Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do plano de trabalho, caso o(a) candidato(a) não receba bolsa; e

10. Declaração de ciência de que as atividades realizadas de pesquisa, ensino e extensão não geram direitos empregatícios (conforme Anexo I da RN 173/2022/CUn).

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br

Após aprovação e homologação do candidato pelo Colegiado do Programa, procede-se à tramitação junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O processo de matrícula ocorre de acordo com o fluxograma abaixo:

Processo de matrícula de pós-doutorado


Prorrogação

 

O estágio pós-doutoral terá duração de no mínimo três e de no máximo doze meses. Após este período, o estágio pós-doutoral poderá ser prorrogado a critério do colegiado delegado do Programa e mediante parecer do supervisor. Para tanto, o pós-doutorando deve providenciar a seguinte documentação:

  1. Relatório das atividades realizadas;
  2. Plano de trabalho para o período de prorrogação; e
  3. Declaração de ciência de que as atividades realizadas não geram vínculo empregatício (conforme Anexo I da RN 173/2022/CUn).

O estágio pós-doutoral poderá ter quatro prorrogações de até doze meses cada.

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br

 


Conclusão

 

Ao final do período de Estágio Pós-Doutoral, deve-se apresentar à Coordenação do Programa de Pós-Graduação os documentos necessários para emissão do Certificado de realização do estágio pós-doutoral:

  1. Relatório circunstanciado sobre as atividades desenvolvidas, contendo no máximo 5.000 (cinco mil) palavras, devidamente avalizado pelo(a) supervisor(a).
    • O relatório deve estar devidamente assinado pelo(a) doutor(a) em Estágio Pós-Doutoral e respectivo(a) supervisor(a);
  2. Produção intelectual resultante do Estágio Pós-Doutoral;
  3. Certidão Negativa de Débitos expedida pela Biblioteca Universitária;

O relatório será submetido à apreciação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação até 60 (sessenta) dias após o término das atividades previstas no plano de trabalho.

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br.

Após a aprovação do relatório, o processo será encaminhado à PROPG para parecer e autorização de expedição do certificado.

Resolução Normativa de Estágio Pós-Doutoral UFSC