Processo seletivo e editais

Processo seletivo

A admissão de estudantes ao PPGFAP se dá por edital de seleção anual para o Mestrado e o Doutorado, geralmente divulgado em outubro, para ingresso no início do ano letivo. Esses editais são publicados no site ppgfap.posgrad.ufsc.br/. O número de vagas é definido no edital, de acordo com a disponibilidade dos professores vinculados ao corpo docente do Programa.

Seleção de estudantes de Mestrado

A seleção de estudantes de Mestrado é descentralizada e envolve prova de conhecimento básico sobre fungos, algas e plantas e do Curriculum Vitae dos candidatos, de acordo com edital de seleção. Entre em contato pelo ppgfap@contato.ufsc.br para maiores informações.

Seleção de estudantes de Doutorado

Os candidatos ao Doutorado são avaliados pela análise, apresentação e arguição de um projeto de tese e pela análise do Curriculum Vitae, de acordo com edital de seleção.

Para os candidatos ao curso de doutorado, os projetos devem ser submetidos segundo as especificações do modelo disponível em http://ppgfap.posgrad.ufsc.br/formularios/. Esses projetos são avaliados semestralmente, geralmente no início e no meio do ano, para ingresso, respectivamente, no primeiro e no segundo semestre letivo. Para os casos de candidatos que prescindem de bolsa, ainda é necessário o preenchimento de uma declaração de dispensa de bolsa de estudo.

Seleção de pós-doutorandos

O processo seletivo de pós-doutorandos é anunciado via editais elaborados por uma comissão composta por três membros do colegiado delegado do programa. Esses editais são publicados no site ppgfap.posgrad.ufsc.br/. Para a seleção de pós-doutorandos, tipicamente são solicitados um projeto de pesquisa e um plano de curso de pós-graduação, que são apresentados oralmente durante uma entrevista a ser agendada com os membros da comissão.